Marcadores


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cartilha

Vira e mexe eu escrevo algo aqui sobre o Facebook. Para aqueles que não usam a rede, peço desculpas, mas existem coisas que precisam ser ditas e eu deliro achando que cabe a mim esta tarefa ingrata. 

Amiúde significa algo que está sendo feito repetidamente, amiúde, várias vezes.
Sempre quis usar esta palavra ao acaso, mas nunca encontrei uma situação onde eu pudesse empregá-la sem parecer esnobe.
Hoje vou fazer isso aqui. Parecendo (e sendo) esnobe, mas... e dai??


"Estão marcando meu nome amiúde no Facebook."

Há alguns meses inventaram na rede social uma coisa muito útil chamada "marcação de nomes". Você começa a escrever o nome de um amigo (iniciando com letra maiúscula, como todos os nomes) e, logo nas primeiras letras, o Facebook já te dá opções dos amigos que você deseja marcar.
Por exemplo, eu digito: "Rod"e o programa já abre abaixo todos os amigos que tem esta sequência de letras no nome: Rodrigo Lima, Rodrigo Dias Pereira, Tânia Rodrigues. Eu, então, escolho o amigo que quero marcar (clicando em cima dele) e, neste momento, ele receberá uma notificação de que eu quero que ele leia aquilo, quero socializar aquele assunto com ele, me lembrei dele ao ver aquele vídeo, ou qualquer coisa assim.
E a gente faz isso em lugares onde o amigo não veria, se não fosse por este recurso sofisticado.

Marcar o nome é algo bacana, só que as pessoas não entenderam a utilidade do recurso e abusam do seus poderes, marcando o meu nome em situações desnecessárias. O problema disso? Recebo muitas notificações de um acontecimento que eu iria, invariavelmente, ter conhecimento. E isso é chato.
Cito alguns:

1) Se eu posto algo no MEU mural, as pessoas que comentarem abaixo não precisam marcar o meu nome nos comentários.
Ex:
Postagem besta: "Ai gente, acho que se Deus quisesse que o homem realmente voasse, não teria construido os aeroportos tão longe das cidades. Afff, mais de uma hora no taxi para chegar ao Galeão". 
Comentário: "kkkkkkk, só podia ser vc mesmo, Claudia Fontenelle Gonçalves."
Isso é desnecessário porque, invariavelmente, eu irei ler o que você escreveu, já que a postagem é minha e é óbvio que eu  receberei notificações de comentários sobre ela. Entenderam?

Outra situação onde marcam desnecessariamente:
2) Um amigo posta algo e eu faço algum comentário. A partir daí eu vou sempre receber notificações que vierem na sequência e, portanto, não precisam marcar meu nome nisso também:
Postagem do meu amigo: "Meu gato morreu. Estou muito triste :o( "
Eu comento algo do tipo: "Puxa, que chato, foi o Cat Stevens?"
Uma  terceira pessoa escreve abaixo: "Não, Claudia Fontenelle Gonçalves, foi o Borba Gato. Ele está muito triste mesmo, eu estava lá quando aconteceu."
A segunda pessoa que for comentar o assunto também não precisa marcar o meu nome porque, por eu ter comentado na postagem, eu vou receber notificações e seguir este assunto.
A não ser que... tcharam!!! Descobri esta semana que existe em jeito de bloquear o seguimento de postagens que eu comentei, mas não me interessam tanto. Só clicar: Seguir (desfazer). Agora posso dizer que achei linda a filha da minha amiga que nasceu sem ter que receber outras 87 notificações desta mesma foto de pessoas que, em resumo, dizem apenas que o bebê é lindo.

Outra marcação de nome desnecessária:
3) Uma pessoa posta uma foto no meu mural e ainda marca meu nome. Ex: "Veja este panda, achei a sua cara, Claudia Fontenelle Gonçalves!"
Não precisa!!! Eu não preciso receber duas notificações sobre o mesmo assunto: "Fulana publicou um link na sua linha do tempo"; "Fulana marcou você em uma publicação". 
Só postar a foto já tá de bom tamanho. Ah, e 99% das fotos/frases/piadas que eu mando para alguém eu mando por mensagem. Acho mais fino. Ninguém me garante que a pessoa vai gostar de ter uma piada infame no mural dela.
E, sim, os pandas são mesmo a minha cara. Já sei disso....

Outra situação:
4) Uma pessoa compartilha uma frase de auto-ajuda que você postou no seu mural, mas como ela acha deselegante compartilhar sem te avisar, marca seu nome no título da postagem: "Olha que bonito, copiei da Claudia Fontenelle Gonçalves!!" e aí você não só fica com duas frases iguais no seu mural, mas fica recebendo notificações de todos os amigos DELA que agora vão curtir e comentar a coisa. Pffff, duro.

E isso me faz lembrar de algo que acho exageradamente educada no Facebook que é uma pessoa solicitar permissão para compartilhar. "Amei!! Posso compartilhar?". E, pior, quando você "deixa" compartilhar (óbvio que pode!!!! é uma REDE justamente por isso!) o amigo marca seu nome no compartilhamento achando que está sendo ético fazendo isso, como se fosse piratear uma piada sua (que não é sua!!!) caso não desse as devidas referências.
A estes amigos, eu lembro:


"Um galo sozinho não tece uma manhã: 
ele precisará sempre de outros galos. 
De um que apanhe esse grito que ele deu 
e o lance a outro; de um outro galo 
que apanhe o grito de um galo antes 
e o lance a outro; e de outros galos 
que com muitos outros galos se cruzem 
os fios de sol de seus gritos de galo, 
para que a manhã, desde uma teia tênue, 
se vá tecendo, entre todos os galos.
João Cabral de Melo Neto




Um babaca sozinho não propaga uma mentira de Facebook. Ele precisará sempre de outros bobos que apanhem esta mentira e lancem a seus amigos tolos.
Por isso, podem compartilhar, viu? Não precisa pedir nem avisar. A gente gosta quando faz sucesso nos compartilhamentos de bobagens e, sim, recebemos notificações quando vocês compartilham!!!!

Agora me ajudem: qual outro recurso do Facebook está sendo mal usado ou exageradamente utilizado? Tentem lembrar...

Vale lembrar que este post não é uma crítica e nem foi inspirado numa situação/pessoa específica. Juro que ele pretendia ser apenas didático, e não antipático.

6 comentários:

  1. Voce pode excluir uma pessoa de ver suas publicações, vá em pagina inicial, configurações de privacidade e pode ocultar as publicaões para uma determinada pessoa. Tambem pode ficar off line para ela no bate-papo.Para ocultar as publicações de um amigo, clique no nome dele, depois em amigo e desmarca a opção mostrar no feed de notícias. Se optar por todas essas alternativas, talvez seja melhor excluir esse "amigo" hehehe

    ResponderExcluir
  2. Fulano quer te colocar em "CALENDARIO DE ANIVERSARIOS"
    Gente, o Facebook jah tem isso!!! Rsrs
    Pat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Pat, eu também concordo com você e já falei algo bem parecido: "E o convite para participar do "Meu Calendário"? Quer coisa mais chata?? Oi gente!! O programa já avisa quando for o meu aniversário, tá? PS: Não é nada pessoal contra alguém. TODO mundo manda!" (Post: Feed the socks, warm the feet.)

      Excluir
  3. Post perfeito, posso COMPARTILHAR?
    KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Aff ! Detesto perder meu tempo! agora no face é entro e saiu, já exclui geral que não me acrescenta algo relevante e olha só ! As pessoas importantes postam pouco e não nunca estão lá pra eu conversar ! Merda esse tal de face !

    ResponderExcluir

Se você não tiver uma conta Google e quiser comentar: escreva na caixa, assine (para eu saber quem escreveu!) e escolha a opção "Anônimo". Pronto! Seu comentário aparecerá imediatamente no blog.